quarta-feira, 7 de julho de 2010

Accommodation Assistant,

O que vem a ser Accommodation Assistant?? O que este funcionário faz no hotel??

Após dez dias trabalhando nessa função vou explicar como funciona a rotina de um Accommodation Assistant, ou camareiro em português, em um hotel 4 estrelas luxo.

No começo do trabalho todos os camareiros se dirigem a sala da Gerente onde cada um recebe a lista de quartos a serem limpos. Com a lista na mão é hora de começar a ação, cada camareiro vai para o andar indicado em sua lista, pega seu Troller (carrinho com as roupas de cama, toalhas e produtos de limpeza), chegando no quarto temos que testar todas as luzes, abrir cortinas e janelas, esvaziar os lixeiros, tirar as toalhas sujas do banheiro e a roupa de cama e colocar tudo no troller. Volta para o quarto passa spray no banheiro (produtos quimicos para limpeza), passa aspirador atrás da cama e começa a "fazer a cama". Posso dizer que a cama é quase embalada para presente, pois tem dobras nos cantos e tal, só fazendo para se ter uma idéia.

Concluída a cama, volto para o banheiro e faço a limpeza da Pia, Box, Banheira, Espelhos e Vaso Sanitário. Tudo que é cromado deve estar brilhando e sem marcas de digital. Finalizada esta primeira parte do banheiro colocasse as toalhas limpas, (banho, rosto e para as mãos) sabonete, shampoo, touca de banho, caixa de lenço e dois copos.

Retorna para o quarto tira pó de todos os móveis, espelhos, quadros, TV, abajures e armário, em seguida arruma o layout do quarto, isso pode variar em cada hotel, no meu caso é conferir uma caixinha com biscoitos, chás, cafés, acuçar e leite, todo quarto deve ter duas sacolas para lavanderia, menu do restaurante do hotel, livro com a história do hotel, na contracapa deste livro terá dois envelopes, duas folhas de papel A4 timbradas, Formulário de Avaliação, e propaganda do Spa do hotel, sobre o livro fica a carta de boas vindas ao cliente, na mesa terá duas revistas, controle remoto da TV, teclado para comandos da TV e Internet. 

Todos os itens checados é hora de passar aspirador no quarto e no banheiro, depois limparo chão do banheiro com uma esponja e secar com um pano.

Fica sob a responsabilidade do camareiro passar aspirador no corredor onde trabalhou e no fim do dia repor os itens no troller: shampoo, sabonete, chá, biscoitos, acucar, papel higienico, lenço, touca de banho,  toalhas, roupa de cama e encher os frascos com os produtos quimicos para limpeza.

Os camareiros limpam 16 quartos por dia, isso dividido por oito horas de serviço seria igual a limpar 2 quartos por hora. Não é fácil não, é correria e muita pressão por resultados. Acredito que com o tempo pega-se a prática e fica um pouco mais fácil, mas cansativo sempre será.

Então para quem esta em busca de emprego ja tem uma noção do que é um Accommodation Assistant e o que ele faz, acredito que essa explicação lhe ajudará na hora da entrevista.

E a vida segue.....

2 comentários:

  1. é tenso, lembro bem das camareiras loucas de tanto trabalho nos hoteis que eu trabalhei. E o pior, ja vi camareira com muito mais de 16 quartos pra limpar.

    boa sorte!! :)

    ResponderExcluir
  2. Riqueza de detalhes...obrigada pelo esclarecimento, Jean! Abs

    ResponderExcluir