quinta-feira, 1 de abril de 2010

Curiosidades sobre Dublin

Algumas curiosidades de Dublin:

- "Excuse me / Sorry" = No Brasil aprendemos o Inglês Americano, onde usa-se o "Excuse me" para pedir com licença, e o "Sorry" para pedir desculpas. Aqui eles usam o "Sorry" para se desculpar e pedir com licença, e o "Excuse me" é utilizado quando você vai passar por algum lugar e pediu licença (sorry) uma, duas vezes e a pessoa não saiu então você usa o "Excuse me", como "se liga, vai sair ou não"

- As Irish =  mulheres Irlandesas, adoram beber e fazer festa, mas bebem até não suportar mais, (sei que tem algumas amigas minhas, digo, mulheres brasileiras que fazem isso também) só que aqui é a grande maioria.

- Ciclistas = Existe ciclovia por toda a cidade e também as bicicletas para alugar (conforme ja postei no blog), mas eles tem que andar no mesmo sentido dos carros, respeitar as placas e sinaleiras e não pode andar sobre as calçadas.

- Locomoção = Grande parte da população utiliza o transporte publico para se locomover sendo Onibus, Dart (trem) e LUAS (metro, só que sobre a terra). Até aí normal. O que chama a atenção é o fato de muita gente andar a pé pela cidade para ir ao trabalho ou estudar (mesmo que seja 30 minutos cada viagem) e o mais interessante é as bicicletas (alugadas ou próprias), você vê pessoas de terno e gravata chegando de bicicleta com a maleta pendura no guidão. Outros usam o transporte publico até um ponto da cidade e depois alugam bicicleta para terminar o trajeto. E isso não quer dizer que eles não tenham dinheiro.


Onibus


Dart

  Luas
 
 Dublin Bike (aluguel)

- Água = Em Dublin você não paga conta de água.

- Conta de Luz = A conta de Luz vem a cada dois meses.

- TV = Em Dublin você paga para ter TV em casa. Depois de comprar o aparelho de TV você tem que pagar uma taxa para poder utiliza-lo em casa, e tem fiscais que vem averiguar se você pagou. A taxa é paga independente de você ter somente antena local ou por assinatura e ela é anual.

- Cumprimentos = Entre os homens é igual, aperto de mão e ta tudo certo, e para as mulheres, nada de 3 beijinhos, é só aperto de mão.

- Roupas = Cada um se veste da maneira que quiser, não existe uma moda a ser seguida, você encontra de tudo pelas ruas. E as mulheres gostam de usar Saia, independente da temperatura.

- Refeições = Café da manhã normal. Almoço é apenas um lanche, muitos levam de casa um sanduiche para o almoço. E a janta é igual o almoço no Brasil (na proporção, não a comida), onde eles comem comida mesmo.

- Trânsito = Aqui o transito é mão Inglesa, ou seja ao contrário do Brasil, eles dirigem no lado direito.



- Supermercado = Quando você vai em supermercados maiores, pode-se optar em passar no caixa convencional (onde alguém vai passar as compras no leitor e cobrar), e quem empacota a compra é você mesmo. Ou então você utiliza máquinas onde passa o código de barra dos produtos, ao final finaliza a totalização e pode pagar em cartão ou em dinheiro. Fazendo o pagamento em dinheiro, a maior, a máquina lhe fornece o troco. Se você não levar sacola de casa, terá que pagar para utilizar as sacolas plasticas do mercado (vinte centavos de euro por sacola).

 Auto Atendimento no Mercado

Com certeza esse é só o começo, muitas curiosidades ainda devem surgir.

E a vida segue......

4 comentários:

  1. Muito bom ler esses teus post's e saber q estas super bem =)
    beijoo e aproveita cada segundo ai.
    ;***
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. To ansiosaa... quanta coisa nova. =D

    ResponderExcluir
  3. Grande Jean,
    já está aí a um tempão e ainda não fotografou nenhum rio ou lago, pra gente organizar uma excursão de pesca kkk
    Sorte Companheiro.

    Jair da Silva

    ResponderExcluir