quarta-feira, 7 de abril de 2010

Páscoa em Dublin

Eis que chega a primeira data festiva que passarei fora do Brasil.

Tínhamos planejado em fazer uma viagem dentro da Irlanda, caso o tempo cooperasse, como isso não aconteceu ficamos em Dublin mesmo.

Sexta-Feira Santa ou Good Friday para os Europeus, grande parte do comércio fechado, estritamente proibido vender bebida alcoólica, os mercados que estavam abertos cobriam com plástico as gôndolas onde tinha bebida para não correr risco e Pubs todos fechados. Saímos a tarde para caminhar um pouco e ver se encontrava algum mercado aberto.

Sábado à tarde fomos a uma livraria e dar uma volta no centro da cidade. No retorno tomei meu primeiro banho de chuva em Dublin, saímos sem guarda-chuva e fomos pegos no meio do caminho. Mas tudo certo já que o final de semana era santo a chuva deveria ser também.

Domingo amanheceu com tempo melhor após o café da manhã (as onze da manhã) aproveitamos o Domingo de Páscoa para conhecer Dun Laoghaire (pronuncia-se Dan Lire) bairro na costa de Dublin. Quando chegamos passamos pelo Iate Clube.

 
Depois fomos conhecer o Pier Leste e o farol, ventava muito, ficamos admirando a paisagem um pouco e percebi que não fomos os únicos a ter a idéia de visitar o farol.
 


Durante um período de aproximadamente vinte e cinco ano, até mil trabalhadores a cada ano, trabalharam em condições extremamente difíceis e perigosas para a construção do porto. Esta obra teve inicio no ano de 1817 e seu término em 1842 com a finalização do Pier Leste.Neste local funciona o Porto de Dublin e também o Ferry Boat para transporte até a Inglaterra e vice-versa.

Abaixo foto dos Ferries Boat que operam no porto.



Depois fomos para um pequeno Parque onde acontece uma feira aos domingos, aproveitamos para fazer um lanche e tomar café.



Após fomos conhecer o local onde as pessoas tomam banho de mar, conhecido como Forty Foot (http://en.wikipedia.org/wiki/Forty_foot). Neste local apenas os homens podiam banhar-se, até o ano de 1970, quando com o movimento da libertação a entrada das mulheres foi permitida.


Tem até lugar para pendurar a roupa e deixar os calçados enquanto você estiver nadando.


Acreditem, estava muito frio, bastante vento e mesmo assim observei quatro pessoas entrarem na água, durante o tempo que ficamos por ali. Com isso criei coragem e decidi ir também.


Após tirar a jaqueta lembrei que não tinha levado toalha, que pena tenho que deixar uma próxima visita, talvez no verão, quando o dia esta extremamente quente nos seus 20 graus. heheheh

Próximo ao Forty Foot tem a Martello Tower, forte construído no século 19 (existem vários espalhados pelo mundo), utilizado para defesa, ele abrigava de 15 a 25 homens e uma única peça de artilharia pesada em seu telhado. Hoje ele abriga o museu James Joyce.


No caminho tinha a Praia de Dun Laoghaire, muito grande conforme podem constatar nas fotos.


Retornamos para o centro de Dublin, pois eu tinha uma visita a fazer em um Apartamento no qual pretendo morar, em seguida retornamos para casa.

E este foi o extenso feriado de Páscoa em Dublin, sobre a segunda-feira de páscoa, que é feriado na Irlanda, contarei no próximo post.

2 comentários:

  1. Happy Easter (Kind of late..but!) hehehe

    :)

    ResponderExcluir
  2. nossa... o ferry boat deles é bem parecido com o nosso ali de Navegantes né!? kkkkk

    Detalhe, provavelmente ninguem rouba as roupas e calçados deixados ali "na praia"... se fosse no Brasiil!!!

    ResponderExcluir