segunda-feira, 19 de abril de 2010

Passeio no Parque

Para aproveitar o aniversário de um Mês em Dublin e claro o excelente tempo no sábado, fui ao St. Stephen's Green Park

St. Stephen's Green é um parque público no centro da cidade de Dublin, esta próximo a uma das principais ruas a Grafton Street e de um Shopping com o mesmo nome do Parque, equanto nas ruas ao redor estão os escritórios de vários órgãos publicos.

Até 1663 St Stephen's Green era um terrno pantanoso comum em Dublin, utilizado para pastagem. Nesse ano a Dublin Corporation, vendo um oportunidade de aumentar suas receitas, decidiu colocar a venda os terrenos à volta do parque, sendo o mesmo fechado por muros no ano de 1664. As casas construídas ao redor do parque foram rapidamente substituídas por novos edifícios em estilo georgiano e até o final do século XVIII, o Parque era um lugar de veraneio para os mais abastados da cidade. Grande parte da paisagem atual da praça dispõe de modernos edifícios, alguns em uma réplica de estilo georgiano, e relativamente pouco sobrevive dos séculos XVIII e XIX.

Em 1814, o controle do parque St Stephen's Green passou para comissários de munícipes locais, que remodelou o seu layout e substituindo os muros por grades. O acesso foi restrito aos moradores locais, até 1877, quando o Parlamento aprovou uma lei para reabrir St. Stephen's Green ao público.

Durante a semana as pessoas vão ao parque ao meio dia para almoçar, cada qual com seu lanche sentam-se nos bancos ou na grama e aproveitam seu momento de folga. Não importa se você é um importante executivo ou o faxineiro da empresa, se você está de terno e gravata ou simplesmente de bermuda e camiseta, todos são iguais neste momento.

Outro fato curioso é que após os casamentos (que na maioria acontecem no sabado de manhã) os noivos vão ao parque para tirar fotos, conforme vocês poderão observar nas fotos abaixo.

Abaixo seguem algumas fotos do parque. Para quem ficou interessado em conhecer mais o parque basta clicar no link abaixo ou copiar e colar na barra de endereços do seu navegador:

http://www.flickr.com/photos/o6scura/110586131/


Para se locomover bastar passar o mouse por sobre a fotos que irão surgir retangulos brancos e logo abaixo deles as indicações (que serão em inglês). É só clicar nas frases que você andará por dentro do parque.

Bom passeio.



































































































































Um comentário: