domingo, 11 de abril de 2010

Visto para um Ano

Ja tinha ouvido falar muito no tal do GNIB (permissão para ficar um ano na Irlanda, visto definitivo no passaporte e cartão de identificação).

Para conseguir o GNIB você tem que ter o Extrato Bancário (statement), Passaporte e a Carta da Escola, que ja é enviada direto para imigração. Com essa documentação você vai até a Imigração para se regularizar.

Juntei tudo que precisava e fui para lá no dia 06 de abril (terça-feira),  todos falavam para ir cedo por que tinha muita fila cheguei lá as 8:50 e estava fechado devido ao feriado de páscoa eles enforcaram a terça também. Fazer o que, retornei na quarta-feira, 8:20 estava na frente do prédio, ja tinha fila, quando era 8:50 veio um funcionário perguntando o que cada um queria, eu falei que era estudante, ele falou que era para esperar ali na fila de estudantes.

Fiquei lá esperando, 9 da manhã ia começar a distribuição de senha para estudante, mas aconteceu um aglomero de gente na frente da porta, então eles falaram que só ia receber quem estava na fila, mas ninguém se mexia, assim foi, até que ele escolhe um lugar na fila (duas pessoas antes de mim de mim) e falou que dali para trás ia começar a distribuição de senha, eu argumentei que tinha chego primeiro, ele disse que não ia discutir, argumentei novamente, ele só mandava ir para o fim da fila, tentei novamente mas sem chance, ele só mandava ir para o fim da fila. Neste momento deveria ter mais de 100 pessoas na fila, desisti.

Mas nada na vida acontece por acaso.

Quinta-feira, 8:10 da manhã, la estava eu novamente na fila. Durante a espera conversei com 3 brasileiros, um estava renovando o visto (ja esta a um ano em Dublin) e o casal havia chegado a pouco e estava tentando se regularizar, igual eu. Aproveitamos a espera para conversar sobre os motivos da viagem, e conseguir informações sobre trabalho com o Brasileiro que ja estava morando aqui.

As nove horas começou a distruição de senhas, o funcionário do outro dia veio novamente, só que desta vez tudo certo, recebi o número 261, e fui avisado para voltar após as 14 horas. Para ter certeza que não ia perder a vez 13:30 ja estava lá novamente, mas o atendimento estava no número 179, seria longa a espera ainda. Logo depois chegou o casal de Brasileiros com quem conversei de manhã, conversamos um pouco mais até conseguir um local para sentar.

E assim foi a espera até as 16:30 quando fui atendido. O funcionário da imigração perguntou em que escola eu estudava, confirmou meu endereço e solicitou um telefone para contato. Após pediu de que forma eu queria pagar a taxa para o visto (150,00 euros) cartão de crédito ou Laser Card (cartão de débito da conta corrente na Irlanda). Optei pelo cartão de crédito, pagamento efetuado ele pediu que eu aguardasse meu nome ser chamado nos altos falantes para receber meu passaporte novamente.

Achei que ia demorar mais tempo, mas dentro de cinco minutos fui chamado e recebi meu passaporte, com visto até 18/03/2011 e o cartão de identificação do GNIB. Agora sim estou 100% legalizado na Irlanda e apto a buscar trabalho.

Essa foi mais uma aventura em Dublin......

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Como está? bah - esquece - acabei de ler como está...

    então... aqui ta frio... bom, vc ja deve saber... hj a noite teremos palestra na JCI com os Vps do ano passado... (para os aspirantes) ai lembrei de vc... só quis te dar um oi mesmo...

    um grande abraço... sempre que posso, estou por aqui... qdo puder, entre em contato..

    até!

    ResponderExcluir