sexta-feira, 14 de maio de 2010

Filmes

Acredito que antes de fazer intercambio todos precisam conhecer um pouco mais sobre a história do país onde pretendem morar. Além de buscar na Internet outra forma divertida e prazerosa de obter estas informações é através de filmes.

Vou relacionar abaixo alguns filmes que assisti referentes a Irlanda, dividido em categorias. Assiti alguns  por terem fatos sobre a história do País, outros simplesmente por mostrar lugares da Irlanda.

Histórias Reais da Irlanda

Michael Collins (Michael Collins - O Preço da Liberdade)


Em 1916, na Irlanda, Michael Collins (Liam Neeson) é preso em virtude de participar de uma manifestação contra a presença inglesa em seu país. É neste período que ele passa a acreditar que a guerrilha poderá levar seus compatriotas ao fim de uma submissão ao governo inglês, que dura 700 anos. Assim é criado o Exército Republicano Irlandês, o IRA, conseguindo em 1921 realizar o primeiro acordo de paz com os ingleses, quando fundou a República da Irlanda do Norte. Mas a paz almejada foi apenas o início de um conflito entre Irlanda do Norte e Inglaterra, que permanece até os dias de hoje.

 The Wind That Shakes the Barley (Ventos da Liberdade)

Irlanda, 1920. Os trabalhadores do interior do país se organizam para enfrentar os esquadrões britânicos que chegam para sufocar o movimento pela independência. Cansado de testemunhar tanta brutalidade, Damien (Cillian Murphy), um jovem estudante de medicina, abandona tudo para juntar-se ao irmão Teddy (Padraic Delaney), que já aderiu à luta armada. Quando as táticas não-convencionais dos irlandeses começam a abalar a supremacia dos soldados britânicos, o governo se vê forçado a negociar e os dois lados discutem um acordo de paz. Nesse momento, na Irlanda, aqueles que estavam unidos pela independência se dividem entre os que são a favor e os que são contra o acordo, deixando os irmãos em lados opostos de uma nova guerra, agora interna.

 Bloody Sunday (Domingo Sangrento)

O dia é 30 de janeiro de 1972. Na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, os cidadãos saem em passeata pelos direitos humanos. Sem motivo aparente, soldados britânicos atiram e matam 13 pessoas desarmadas e, a princípio, sem qualquer conexão com o IRA, o grupo que luta pela libertação da Irlanda do Norte. Esse episódio é conhecido como Domingo Sangrento e marca o começo do conflito que transformou-se em guerra civil, com muitos atos de violência e terrorismo. O filme acompanha, em estilo seco e realista, a vida de quatro homens envolvidos em ambos os lados do conflito.



In The Name of The Father (Em Nome do Pai)

Em 1974, um atentado a bomba produzido pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres. O jovem rebelde irlandês Gerry Conlon e três amigos são presos e condenados pelo crime. Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudar o filho e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que investiga as irregularidades do caso.

My Left Foot (Meu Pé Esquerdo)

Baseado na história real do escritor e artista plástico Christy Brown, deficiente físico que enfrentou vários obstáculos até alcançar o reconhecimento da família, do público e da crítica.

Diversos (mostram locais da Irlanda e Dublin)



 The Commitments (The Commitments - Loucos Pela Fama)

Jimmy Rabbitte (Robert Arkins) é um jovem de 21 anos que quer tornar-se empresário e levar a soul music para Dublin. Após entrevistar dezenas de candidatos Jimmy forma a "The Commitments", uma banda com músicos inexperientes, três vocalistas improvisadas e um egocêntrico como cantor. Interpretando sucessos dos grandes astros da música, eles se apresentam nos pubs da cidade e logo conseguem alguma fama. Mas os desentendimentos também não demoram a aparecer, principalmente quando o veterano trompetista Joey (Johnny Murphy), que vive contando vantagem e jogando charme pra todo lado, arranja tudo para que Wilson Pickett se apresente com a banda e ele não aparece.

 Once (Apenas Uma Vez)

Dublin, Irlanda. Um músico de rua (Glen Hansard) sente-se inseguro para apresentar suas próprias canções. Um dia ele encontra uma jovem mãe (Markéta Inglová), que tenta ainda se encontrar na cidade. Logo eles se aproximam e, ao reconhecer o talento um do outro, começam a ajudar-se mutuamente para que seus sonhos se tornem realidade.

 Leap Year (Ano Bissexto)

Anna (Amy Adams) viaja até Dublin, Irlanda para propor em casamento seu namorado Jeremy (Adam Scott) em 29 de fevereiro, dia bissexto, pois de acordo com uma lenda irlandesa, um homem que é proposto em um dia bissexto deve aceitar. Durante o voo para Dublin, acontece uma tempestade e eles devem desviar para Cardiff. Anna pede a ajuda de um trabalhador irlandês, Declan (Matthew Goode), para fazer uma inesperada viagem através do país, passando por terra e mar, para poder fazer o pedido perfeito a tempo. Ela então começa a questionar suas intenções com Jeremy quando começa a se conectar com Declan.
 
PS I Love You (PS Eu Te Amo)

Holly Kennedy é uma jovem bonita, feliz e realizada. Casou-se com o homem de sua vida, o divertido e apaixonado Gerry. Mas ele fica doente e morre, deixando Holly em estado de choque. Antes de falecer, Gerry deixa para a esposa uma série de cartas. Mensagens que surgem de forma surpreendente, sempre assinadas da mesma forma: "P.S. Eu te amo". A mãe de Holly e as melhores amigas dela, Sharon e Denise, estão preocupadas porque as cartas mantém a jovem presa ao passado. Mas o fato é que as cartas estão ajudando a aliviar sua dor e guiá-la a uma nova vida.

Compre sua pipoca e aproveite......

Um comentário:

  1. Falai Jean, tudo ceerto?
    Parabens pelo blog, estarei sempre acompanhando!
    Inclusive, muito bom a maneira como você aborda os assuntos, parabens!
    te linkei nos meus favoritos, e inclusive copiei um topico seu, que você explicou de maneira facil e perfeita para leigos sobre a irlanda, o que que rola lá, ai copiei pq minha familia vai curtir, pois se tornou uma leitura facil, bom, de resto, parabens pelo blog! tudo de bom pra você!!!!
    Saudações
    Vinicius.

    ResponderExcluir