domingo, 16 de maio de 2010

Reunião JCI Dublin

Na ultima quinta-feira (13/05) participei da reunião da JCI Dublin.

Antes de comentar como foi a reunião vou fazer um resumo do que vem a ser esta organização.



Somos uma organização sem fins lucrativos baseada na participação de 200.000 jovens com idade de 18 a 40 anos presente em aproximadamente 5.000 comunidades em mais de 100 países ao redor do mundo.

Todos os membros da JCI tem a crença de que, para criar mudanças positivas e duradouras, devemos melhorar a nós mesmos e o mundo ao nosso redor.

A JCI não tem distinção racial, religiosa ou política. É definida como “uma organização para desenvolver a pessoa humana”, na qual os jovens têm participação ativa em projetos construtivos que beneficiam a si e conseqüentemente a comunidade.

A JCI estimula nos jovens o espírito de liderança, empreendedorismo, fraternidade, humanidade, liberdade e democracia, formando, assim, cidadãos globalizados.

Missão

Oferecer oportunidades de desenvolvimento que permitam aos jovens criar mudanças positivas.

Credo da JCI

Nós acreditamos:
Que a fé em Deus da sentido e finalidade a vida.;
Que a fraternidade entre os homens transcende a soberania das nações;
Que a justiça economica pode ser melhor obtida por homens livres através da livre iniciativa;
Que os governos devem ser de leis mais que de homens;
Que o grande tesouro da terra esta na personalidade humana;
E que servir a humanidade é a melhor obra de uma vida.

Eu participei durante quatro anos da JCI Rio do Sul, assumi os cargos de Diretor Comunitário, Secretário e Vice-Presidente Comunitário, mesmo estando distante procuro auxiliar na forma que possível for aos companheiros que lá estão. Foram quatro anos de muitos ensinamentos e muitas amizades que permanecerão comigo por toda minha vida. Na JCI aprendemos fazendo, quanto mais você se dedica, maior será o retorno.

Retornando a reunião da JCI Dublin.

As reuniões da JCI Dublin acontecem mensalmente toda a segunda quinta-feira, as dezenove horas e trinta minutos no Institute of International Trade of Ireland, 26 Merrion Square North, Dublin 2. Lá chegando me apresentei a Presidente Laura Borlea e ao Companheiro Ken McIntyre-Barn que daria um Treinamento na reunião.

A reunião iniciou com a apresentação da JCI para novos membros, após foi feita a apresentação da agenda para o mês de maio e comentado sobre os projetos da JCI Dublin. Durante a explanação sobre os projetos da JCI Dublin a Presidente Laura me convidou falar sobre algum projeto que acontece na JCI Rio do sul ou Brasil. Como a JCI é uma casa de oportunidades, não perdi a chance, e falei sobre o Projeto Oratória nas Escolas.

Em seguida o Sr. Erik Van Lennep falou sobre três projetos que esta trabalhando:

- The Hub Dublin http://hubdublin.com/
- Training: Entrepreneurs' Tool Belt
- !AHA! Grupo e Projeto de Multimídia

Erik Van Lennep tem mais de 30 anos de experiência na criação de projetos inovadores e eficazes de colaboração com o retorno social nos E.U.A. e Irlanda. Sua perícia consultiva tem se concentrado sobre o desenvolvimento sustentável, por exemplo: inclusão multicultural, a colaboração transectorial, sensibilização e comunicação, impactos ambientais, a ecologia da restauração, a inovação, planejamento e design.

Para encerrar a reunião teve o treinamento com o Companheiro Ken McIntyre-Barn sobre Liderança 360 graus demonstrando que o líder está em todos os níveis. Você não precisa estar no topo para liderar. A JCI oferece grandes oportunidades para aprender e desenvolver habilidades de liderança, tomando iniciativas em projetos.

Ken é Diretor da Excelência, empresa especializada em crescimento de marcas e pessoas. As suas práticas  fundamentais são Estratégia, Capacidade, Coaching e Recrutamento. Antes da criação da Excelência Ken ocupou várias funções de gerência sênior para organizações multinacionais como Unilever, Heineken, Wella e Kellogg's em Portugal e no estrangeiro. Ao longo de sua carreira Ken esteve envolvido em uma série de projetos de mudança fundamental, formação e desenvolvimento, via canal / estratégia de mercado e novos negócios.

Ao término da reunião fomos para o Pub Howl at the Moon, onde fui apresentado ao Presidente da JCI Irlanda o Companheiro Mark Kelly.

Laura Borlea Presidente JCI Dublin e Mark Kelly Presidente JCI Irlanda

Para mais informações sobre a JCI acesse:

- JCI Internacional: www.jci.cc
- JCI Brasil: www.jci.org.br
- JCI Rio do Sul: www.jciriodosul.org.br
- JCI Irlanda: www.jci-ireland.org
- JCI Dublin: http://jcidublin.com/


E a vida segue......

2 comentários: