terça-feira, 11 de maio de 2010

Irlanda e Dublin



Irlanda

Irlanda é a terceira maior ilha da Europa, situada no oceano Atlântico, com cerca de 6,2 milhões de habitantes, que está politicamente dividida entre:

- República da Irlanda, que cobre cinco sextos (cerca de 85%) da ilha com 4,5 milhões de habitantes, cuja capital é Dublin, e;

- Irlanda do Norte, parte do Reino Unido que configura a sexta parte mais a nordeste da ilha com cerca de 1,7 milhões de habitantes, cuja capital é Belfast.

Tradicionalmente a Irlanda é subdividida em 4 províncias, Connacht (oeste), Leinster (leste), Munster (sul) e Ulster (norte). Em um sistema que se desenvolveu entre os séculos XIII e XVII a Irlanda tem trinta e dois condados tradicionais. Vinte e seis estão na República da Irlanda e seis estão na Irlanda do Norte.

Os Condados de Dublin, Cork, Limerick, Galway, Waterford e Tipperary foram divididas em pequenas áreas administrativas. No entanto, eles ainda são tratados como condados para fins culturais.






Dublin

Dublin é a maior cidade da Irlanda. É conhecida oficialmente em irlandês como Baile Átha Cliath; Originalmente fundada como um assentamento Viking, ela evoluiu para o Reino de Dublin e tornou-se a principal cidade da ilha, após a invasão normanda. Dublin é um centro histórico e cultural contemporânea da ilha da Irlanda, assim como um moderno centro de ensino, as artes, a função administrativa, economia e indústria.

Segundo o Censo de 2006, Dublin tem uma população de 1.661.185 habitantes.

Dublin tem uma significativa população de imigrantes os maiores números vêm da União Européia, nomeadamente o Reino Unido, Polônia e Lituânia. Há também um número considerável de fora da Europa, particularmente na China, Nigéria, Brasil, Austrália e Nova Zelândia.

Clima

Dublin possui um clima temperado marítimo, caracterizado por invernos suaves (comparado ao inverno de outros países europeus) e verões frios. No entanto, contrariamente à crença popular, Dublin não tem experiência com alta pluviosidade como no Oeste da Irlanda, que recebe duas vezes mais chuvas do que Dublin. A capital irlandesa tem menos dias chuvosos, em média, do que Londres. A temperatura média máxima em Janeiro é de 8°C, a temperatura média máxima em Julho é de 19 C. Os meses ensolarados, em média, são Maio e Junho. O mês mais úmido, em média, é Dezembro com 76 mm de chuva. O mês mais seco é Fevereiro, com 50 mm

Educação

Dublin é o principal centro de ensino na Irlanda, com três universidades e muitas outras instituições de ensino superior. Existem 20 institutos de terceiro nível na cidade.

A Universidade de Dublin é a mais antiga universidade da Irlanda do século 16. Sua faculdade, Trinity College, foi criada por Carta Real em 1592 por Elizabeth I.

A Universidade Nacional da Irlanda (NUI) tem a sua sede em Dublin, que é também o local da universidade componente associado do University College Dublin (UCD), a maior universidade da Irlanda, com mais de 22.000 estudantes.

Dublin City University (DCU) é a mais recente das universidades e é especializada em negócios, engenharia e cursos de ciências, particularmente relevante para a indústria. Tem cerca de 10.000 alunos.

O Royal College of Surgeons, na Irlanda (RCSI) é uma escola de medicina, que é uma faculdade reconhecida da NUI, situa-se em St. Stephen's Green no centro da cidade.

Economia

Provavelmente a mais famosa indústria é a destilaria: a Guinness tem sido destilada, em St. James's Gate Brewery desde 1759.

Durante os anos do Tigre Celta, em finais da década de 90, um grande número de empresas de tecnologia da informação e da indústria farmacêutica, foram se estabelecendo em Dublin e nos seus subúrbios, e o grande volume da indústria de informática, leva a que lhe chamem o Silicon Valley da Europa. A Microsoft Operations Center EMOA está localizada no Estado Sandyford Industrial, no sul da cidade, e o Google e Amazon estabeleceram bases operacionais na cidade. Intel e Hewlett-Packard possuem grandes instalações fabris em Leixlip a oeste de Dublin. O Google, Yahoo!, EBay e PayPal têm os seus hubs europeus em Dublin.

Vida Noturna

Há uma vibrante vida noturna em Dublin e é supostamente uma das cidades mais jovens na Europa - com estimativas de 50% dos habitantes terem idade inferior a 25 anos. Além disso, em 2007, e novamente em 2009, Dublin foi votada como a Simpática cidade da Europa. Como no resto da Irlanda, há bares em todo o centro da cidade. A área ao redor de St. Stephen's Green - especialmente Harcourt Street, Camden Street, Wexford Street e Leeson Street - é um centro de alguns dos mais populares clubes noturnos e pubs em Dublin. A área internacionalmente conhecida de animação noturna é a Temple Bar, ao sul do rio Liffey.
 
(Fonte: http://en.wikipedia.org/)

3 comentários:

  1. Sabe aquele teu amigo Koreano que ta sempre de All Star branco? parece o Rick kkkkkkkkkkkkkkkkk! pelo menos lembrei dele quando esta nas fotos ao seu lado! hehehehe bjuuu

    ResponderExcluir
  2. Olá Jean, to acompanhando seu blog =)

    ResponderExcluir